quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica



A DPOC é uma doença respiratória crónica e progressiva que vai roubando, a pouco e pouco, a capacidade de respirar. A partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e não fazem o rastreio. Caracterizada por falta de ar (dispneia), tosse e aumento da produção de expectoração, impede as pessoas de realizarem tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou vestirem-se. Com a progressão da doença a falta de ar manifesta-se até durante os períodos de descanso.

DPOC é uma doença devastadora que progressivamente prejudica a capacidade de respirar da pessoa. A Organização Mundial de Saúde estima que a DPOC mata mais de 2,75 milhões de pessoas a cada ano. Uma pessoa morre a cada 10 segundos de DPOC. A OMS coloca a DPOC como a quarta maior causa de morte em todo o mundo ao lado da AIDS/HIV e atrás das doenças cardíacas, doenças cérebro vasculares e pneumonia.

Estas perguntas ajudarão você, a saber, se tem DPOC.

1.você tosse freqüentemente na maioria dos dias?
2.você tem catarro ou muco pulmonar na maioria dos dias?
3.você sente mais falta de ar que as pessoas da sua idade?
4.você tem mais de 40 anos de idade?
5.você é fumante ou ex-fumante?
Se você respondeu a três perguntas com SIM, você pode ter DPOC, procure ajuda médica, e peça a ele para realizar um teste de função pulmonar.

Um comentário: