quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dicas para parar de fumar


Parar de fumar n�o � tarefa simples e ter consci�ncia disso talvez seja o mais fundamental requisito de um futuro n�o fumante. N�o desista na primeira adversidade, lembre-se: muitos conseguiram e voc� conseguir� tamb�m! Pense nos benef�cios de levar uma vida saud�vel.

A escolha por largar o cigarro pode exigir o acompanhamento de um profissional para auxiliar o tratamento. No entanto, o papel desempenhado pelo fumante � o grande respons�vel pelo sucesso da empreitada.

Veja algumas dicas �teis que podem ajudar voc� a se ver livre do fumo:

- Identifique quais s�o as situa��es que estimulam a sua vontade de fumar (exemplos: ap�s o caf�, ao ingerir bebidas alco�licas, quando est� ao telefone, entre outras) e procure evit�-las;

- N�o fume dentro da pr�pria resid�ncia e se desfa�a de objetos relacionados ao tabaco, como cinzeiros, isqueiros e carteiras de cigarro. Assim, reduz-se o cheiro de fumo nesses locais e, por consequ�ncia, o risco de cair em tenta��o.

- Solicite aos familiares e amigos que n�o fumem perto de voc� e nem dentro de casa. Diga que voc� est� tomando essa atitude pensando no bem-estar de todos;

- Procure n�o mais associar sua rotina ao fumo e crie novos h�bitos, se poss�vel, prazerosos;

- Para combater a ansiedade, pratique atividades f�sicas e assimile um estilo de vida mais saud�vel.

- Outra dica para reduzir a vontade de fumar � mascar um peda�o de gengibre ou beber �gua, que tamb�m s�o �timos para a sua sa�de.

- Escove os dentes imediatamente ap�s as refei��es para reduzir a vontade de fumar.

2 comentários:

  1. Querida, quanta bondade em transmitir pras pessoas os riscos desse vício horrível!
    Graças a Deus parei de fumar a mais de 15 anos, e não fumei muito...Só quando saía com amigos...

    ResponderExcluir
  2. Amiga, quem dera eu tivesse alguém que me mostrasse a verdade nua e crua sobre o cigarro.

    ResponderExcluir