quarta-feira, 23 de junho de 2010

O perigo n�o desaparece no ar



Se um dia foi moda pertencer a c�rculos de fumantes, hoje a informa��o est� na boca do povo: respirar fuma�a de cigarro alheio faz mal � sa�de. E n�o � s�. Segundo uma pesquisa publicada pela Academia Nacional de Ci�ncia dos Estados Unidos, fumante passivo n�o � apenas aquele que est� ao lado de quem fuma, mas sim quem frequenta qualquer espa�o em que algu�m tenha fumado. O cigarro deixa no ar uma nicotina residual que dura meses, impregnada em paredes, carpetes, m�veis e utens�lios.

De acordo com o estudo americano, os res�duos da fuma�a provocam uma rea��o qu�mica: o �cido nitroso que est� no ar - vindo da queima de g�s de cozinha, de aquecedores ou do escapamento de carros e caminh�es, entre outros - quando entra em contato com a nicotina gera um tipo de nitrosamina, um composto qu�mico que provoca c�ncer.

Segundo os pesquisadores, fumar do lado de fora ou num quarto ventilado n�o � suficiente para proteger a sa�de daqueles que optam por n�o fumar, j� que a nicotina se prende � roupa e � pele do fumante. Al�m disso, crian�as que brincam no ch�o t�m mais risco de entrar em contato com esses res�duos t�xicos, sendo um grande alvo do fumo passivo. Portanto, independentemente da faixa et�ria ou do n�vel de exposi��o � nicotina residual, aquele que absorve a subst�ncia qu�mica sem perceber � um fumante de terceiro grau.

Fonte: @riosemfumo
http://www.riosemfumo.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário