domingo, 24 de janeiro de 2010

10 bons motivos para toda a mulher parar de fumar



Para a maioria das mulheres, o cigarro é uma das descobertas da juventude. Ao longo dos anos fumando, elas descobrem que o cigarro as ajuda a trabalhar mais horas, faz companhia nos momentos de solidão, disfarça a insegurança e diminui a apetite. E se convencem por algum tempo que podem conviver em harmonia com o cigarro sem prejuízos para si mesmas.


Depois de alguns bons anos fumando, é comum surgir uma dúvida entre investir na própria saúde e parar de fumar ou se deixar levar pelos rituais diários que envolvem o cigarro por mais algum tempo, talvez por toda uma vida.

Bem, aqui vão 10 bons motivos que devem convencer todas as mulheres sobre a ótima decisão que é parar de fumar:

1. Mulheres fumantes tem maior incidência de câncer de mama e útero quando comparadas a não fumantes.


2. Mulheres que não fumam são mais perfumadas e atraentes.


3. As fumantes tem sempre maior dificuldade de arrumar um novo emprego.


4. Depois de 2 a 3 semanas sem fumar, ocorre visível melhora do aspecto e coloração da pele do rosto e pescoço, além de maior brilho dos cabelos.


5. Mulheres fumantes tem mais dificuldade de engravidar.


6. Fumantes tem deposição de alcatrão nos dentes, tornando-os amarelados, além de maior incidência de gengivite e câncer de boca.


7. Filhos de mães fumantes tem maior chance de tornarem-se tabagistas no futuro.


8. Os homens se dizem mais atraídos por mulheres não fumantes.


9. Mulheres que não fumam tem melhor cicatrização e resposta mais positiva em cirurgias estéticas ou corretivas.


10. Parar de fumar melhora a auto-estima e deixa as pessoas mais confiantes em si mesmas.


Estes são somente alguns bons motivos, descubra os seus melhores motivos e tome uma nova atitude na sua vida. Não deixe a correria do dia-a-dia tirar a atenção do mais importante: o investimento em si mesma. Portanto, reflita sobre as razões que a levam a permanecer fumando e marque no calendário a sua data para parar de fumar. Mãos a obra e invista em si mesma! E muitas descobertas e alegrias em sua nova vida sem cigarro irão te surpreender.



Colaboração de Dra. Camille Rodrigues da Silva é pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo, colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário